83 visitantes

Compartilhe:

Régis e Lucinha: o espírito de transformação que Caldas merece

Conta a ex-deputada Cidinha Campos que Brizola possuía duas características marcantes. A primeira, estar à frente do seu tempo, dizendo coisas que, mesmo não se entendendo num primeiro momento, tinha-se a confiança necessária para segui-lo. A segunda, a popularidade. Caminhava à vontade pelas ruas onde ouvia sem cerimônia: “Fala, Brizola”, “Dá-lhe Brizola”.

É esse o espírito que consolida a chapa Régis Ottoni e Lucinha de São Pedro nas eleições municipais de Caldas, em 2020. É a união do visionário e pioneiro Régis – capaz de enfrentar as seguidas ameaças das elites locais, mas insistente no projeto de um outro modelo de desenvolvimento – com a popularidade marcante de Lucinha, capaz de caminhar de peito aberto junto ao povo, que dá o tom de uma chapa que, pela primeira vez na história de Caldas, representa um projeto de transformação e não apenas de reprodução fisiológica da política.

Régis é prata da casa, tem 50 anos, veterinário formado pela UNESP e com especialização na UFLA. Há anos participa da política caldense como voz tensionadora dos arroubos de grupos que, à custa do patrimônio ambiental, histórico e cultural da cidade, praticam o entreguismo e não valorizam as reais potências do município, como o fato de possuir uma estância hidromineral, uma pujante agricultura de moldes familiares e uma história que ultrapassa duzentos anos. Mantém vivo o legado de seu pai, Sylson Ottoni, um dos mais populares prefeitos de Caldas, com mandato entre 1989 e 1992.

Sua extensa participação em órgãos locais atesta sua onipresença e interesse pelos gargalos do município. Atua em Conselhos de proteção ambiental desde 2012. Foi presidente do CODEMA, Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente; é secretário Executivo da COOCAL, Cooperativa Regional Agropecuária de Caldas; secretário Executivo da Associação Sócio Ambiental e Cultural Pocinhos Vivo; tesoureiro e fundador da Aliança em Prol da Apa Santuário Ecológico da Serra da Pedra da Pedra Branca; secretário Executivo do CONGEAPA, Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Santuário Ecológico da Serra da Pedra Branca; fundador, junto com o advogado Bruno Bernardes, do PDT de Caldas.

Lucinha de São Pedro é o complemento mais natural e potente que a chapa poderia ter. Com grande capacidade de comunicação popular, Lucinha é aquela capaz de levar até o povo a força das ideias e do projeto de uma chapa que, pela primeira vez na história de Caldas, pensa o desenvolvimento como uma potencialização das próprias características do município e não como atividade puramente pautada na entrega dos recursos e da mão de obra local à empresas de fora.

Lucinha tem a cara e a trajetória do povo caldense: já trabalhou na roça produzindo queijos; é cabeleireira e comercializa marmitas a preços populares. Fica ainda atrás do balcão onde, de domingo a domingo, abre as portas do seu armazém, ponto de encontro mais popular no distrito de São Pedro de Caldas. Lucinha representa um ideal de trabalho diário e de sol a sol que, ao se desdobrar em múltiplas tarefas diárias, atende e escuta as reais demandas do povo, fazendo dela alguém procurada constantemente para intermediar a relação daqueles mais humildes com as instituições.

Em 2020, Caldas tem a chance de optar pelo continuísmo, pela manutenção das mesmas elites locais que sentaram no poder e recentemente são alvos até mesmo do ministério público federal, ou por abraçar um projeto popular de transformação que pensa o futuro do município a partir da valorização de suas próprias características e da força de seu povo.

Você doa o valor que quiser. Escolha quanto e a forma de pagamento na próxima etapa.

Uma novidade nestas eleições é a possibilidade de candidatos utilizarem o financiamento coletivo para arrecadação de recursos para a campanha – modalidade aprovada pelo Congresso Nacional na última reforma eleitoral. Pessoas físicas podem fazer doações eleitorais, de forma totalmente legal e seguindo as normas do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Faça sua doação com tranquilidade, em uma plataforma 100% segura

Site homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral
Total conformidade com a Justiça Eleitoral
Seus dados totalmente protegidos
Convite Enviado pela plataforma Essent Jus